top of page
leticiabombo

Dedicação ao teatro e ao circo

São três décadas dedicando-se à arte de fazer rir e refletir. Muitos projetos já impactaram milhares de pessoas e continuam a transformar ideias


A atriz catarinense Vanderléia Will completa 35 anos de carreira em 2023 e, durante o mês de abril, apresenta o espetáculo "Dona Bilica na Praça", em dez espaços públicos de Florianópolis. Já no dia 29, o espetáculo "Desajustada" estará em cartaz no Teatro Álvaro de Carvalho, às 20h, para uma apresentação única. As comemorações se estendem, também, para os 25 anos da Cia Pé de Vento, uma das companhias de teatro mais antigas a atuantes de Santa Catarina.


Com sede em Florianópolis, a cia celebra sua trajetória dedicada ao teatro e à linguagem circense da palhaçaria. Dentre os projetos de valorização no ofício do palhaço no Brasil estão a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina, o espetáculo De Malas Prontas e o espaço cultural Circo da Dona Bilica.


“Estou comemorando 35 anos de carreira, 32 só da Dona Bilica e 25 da Cia, quero dedicar esta celebração ao público que me acompanha, prestigia e, geração após geração, mantem a personagem Dona Bilica viva”, destaca Vanderléia.



Dona Bilica na Praça | Foto: Fabio Will

Atenção para as próximas datas e locais do "Dona Bilica na Praça" que tem o incentivo da Prefeitura de Florianópolis através do Edital de Apoio às Culturas 2021:


29 de abril – sábado

11h – Praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito

15h – Praça do Parque de Coqueiros, em Coqueiros

30 de abril – domingo

11h – Praça das Areias, no Campeche

16h – Praça Hermínio da Silva, no Ribeirão da Ilha

*O projeto de circulação terá intérprete de Libras durante as apresentações.



"Desajustada" | Foto: divulgação

Já o espetáculo cômico, sem palavras, "Desajustada", utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante.


Gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões, colaboram para apresentar com uma capacidade extremamente sensível um enredo que nos faz refletir sobre como as estruturas patriarcais podem aprisionar o corpo, a fala e os destinos das mulheres.

Ancorada em pesquisas, mágicas, gags e palhaçaria, a atriz consegue produzir um enredo que faz refletir sobre a condição da mulher em todos os tempos. O projeto marca o encontro de Vanderleia com a diretora Lily Curcio, da Cia Seres de Luz Teatro, de Campinas/S,P e a atriz Milena Moraes, da Cia La Vaca/SC, que atuou como artista provocadora.

“Desajustada” tem duração de 50 minutos e a classificação etária é de 14 anos. A peça é uma realização da Companhia Pé de Vento e produção da Orth Produções. Os ingressos estão à venda no site.



Workshop: Palhaçaria e Comicidade

Entre os dias 1º e 5 de maio, a atriz vai promover uma oficina de Palhaçaria e Comicidade. As aulas, voltadas para público em geral, iniciantes ou experientes que tenham interesse em conhecer e ter contato com a arte de fazer rir, serão no Teatro da Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A faixa etária é 18 anos e as inscrições e demais informações podem ser acessadas no link.



Fique com um gostinho de quero mais do espetáculo







9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page