A comunicação é um dos setores mais estratégicos de pequenas, médias e grandes empresas, e a assessoria de imprensa tem um papel relevante nesse aspecto
Foto ilustrativa | Crédito: drobotdean/FreePik
Se você acredita que todo desentendimento é responsabilidade da comunicação, então posso afirmar que estamos juntos nessa. A falha na comunicação pode gerar um caos absurdo, mas a falta dela também. Não foi por acaso que a assessoria de imprensa evoluiu de uma “mera” fornecedora de informações à imprensa para se tornar um setor estratégico para grandes e pequenas empresas.
Afinal, desenvolver um planejamento cuidadoso, fazer análise de público e manter um relacionamento estreito com jornalistas e veículos de mídia requer conhecimento técnico e credibilidade no mercado.
Acompanhe o artigo abaixo e entenda mais sobre a importância da assessoria de imprensa para a construção e manutenção da imagem do seu projeto e/ou da sua empresa.
Passando informações adiante
Desde os primórdios, a humanidade elabora formas de passar informações adiante. O Yuval Noah Harari, fala sobre o assunto em seu livro "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade". Desde gestos e vocalizações até a chegada da imprensa, ele faz uma reflexão sobre como a informação era disseminada na sociedade.
Atualmente, quando vivemos na era da interação entre máquina e humanos, passar uma informação adiante torna-se cada vez mais um desafio. Competir com a rapidez com que as informações se espalham nas redes sociais ou, até mesmo, em portais online parece, muitas vezes, uma tarefa quase ingrata.
Afinal, para além de cuidar para que a informação não seja transmitida sem apuração é preciso, ainda, ter certeza se a imagem e o texto são de fato reais ou mais uma das tantas fake news que se espalharam nos últimos anos.
A assessoria de imprensa
Se na década de 1910 e 1920 as figuras públicas começaram a perceber a importância que era ser uma referência positiva para os veículos de comunicação, nos dias atuais a assessoria de imprensa ganha uma relevância ainda maior, porque com a estratégia assertiva, é possível moldar e proteger a imagem individual, do projeto ou da empresa, espalhar informações relevantes e gerenciar crises de reputação.
Ao garantir uma imagem colaborativa junto aos veículos de comunicação estratégicos para você, a chance de os jornalistas de redação procurarem a sua assessoria de imprensa ao menor sinal de crise, vai diminuir muito o possível impacto negativo que sua empresa pode sofrer.
Dicas e desafios da assessoria de imprensa
Agora que você já tem uma noção básica do caminho da disseminação de informações e como funciona a assessoria de imprensa, vamos te contar 4 desafios e dicas para fazer uma comunicação assertiva com a imprensa.
1. Muitos veículos, pouca estratégia
Não adianta querer enviar uma sugestão de pauta mal estruturada para todos os veículos de comunicação de uma só vez. Antes, invista em um tempo para montar um texto mais prático para os jornalistas de redação e desenhar para quais veículos de comunicação são mais estratégicos para aquele assunto.
2. Entenda os lados
É importante manter a credibilidade tanto no segmento específico quanto com os jornalistas de redação. Para fazer a assessoria de imprensa, é preciso ter um posicionamento analítico das situações e trabalhar com fatos, não ideias, é o que pode fazer a diferença quando o veículo de comunicação for utilizar a sua sugestão.
3. Rapidez x Desinformação
A falta de cuidado na hora de apurar uma informação pode causar uma desinformação generalizada. Atenção ao querer sair na frente do colega. Questione-se sempre se vale mais sair primeiro ou ter dados corretos para sugerir uma pauta aos veículos de comunicação. Na dúvida, informações transparentes e confiáveis são o melhor caminho para a assessoria de imprensa.
4. Relacionamento
Considere que o jornalista de redação recebe milhares de e-mails e sugestões de pauta por dia. Assim, investir em relações com profissionais da mídia impacta diretamente nos resultados da assessoria de imprensa. Lembre-se que um relacionamento afinado com o jornalista de redação não garante uma emplacada no veículo, mas garante que o profissional poderá cogitar te chamar se a pauta tiver relação com o seu segmento de trabalho.
No entanto, se a sua expertise não é a comunicação ou o relacionamento com os profissionais de mídia, não tem problema. A assessoria de imprensa existe justamente para alinhar as suas demandas com as demandas dos veículos de comunicação e, assim, te ajudar a se tornar referência no segmento do mercado em que você atua.
A Eccoa Comunicação é expert em assessoria de imprensa. Entre em contato com a nossa equipe e vamos ecoar juntos, com estratégia e assertividade.
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